Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Ser contra ou a favor da redução da maioridade penal?

O tema em questão tem sido bastante discutido aqui no Brasil, por isso compartilharei com vocês um texto escrito por mim a respeito do assunto.

RESUMO

O presente texto tem como objetivo refletir sobre a redução da maioridade penal. Um tema polêmico que têm gerado diversas opniões sobre o assunto na sociedade brasileira. De um lado aqueles que são contra a redução da maioridade penal, do outro aqueles que são contrários a essa opnião.


PALAVRAS CHAVES:  Maioridade penal, sociedade brasileira, contra e a favor.


INTRODUÇÃO

No Brasil a redução da maioridade penal tem sido um assunto bastante discutido atualmente. Pois, diante da realidade violenta em que vive a população brasileira, esta tem se manisfestado e clamado por solução, visando viver com maior segurança. No entanto a discussão sobre a redução da maioridade penal tem dividido a população entre os que são a favor e os que são contra tal medida.

DESENVOLVIMENTO

O polêmico tema redução da maioridade penal de 18 anos para 16 têm levado parte da população ser contra tal medida. Apresentam diversos fatores contra a redução, tais como: reduzir a maioridade penal não diminuirá os índices de violência, não afastará o adolescente do crime, os jovens estarão sujeitos à pessimas condições na prisão, o sistema prisional do Brasil não suporta mais pessoas, educar é melhor e eficiente do que punir, os adolescentes saírão piores do que entraram, entre tantos outros fatores.

Entre aqueles que defendem a diminuição da redução da maioridade penal apresentam os seguintes motivos: os adolescentes menores de 18 anos podem trabalhar, casar, matar, roubar, estrupar, votar e não podem responder pelos seus atos. Também afirmam que o adolescente comete o ato infracional porque sabe que não será punido, o índice de adolescentes cometendo crimes só aumenta, a maior parte da população quer a redução, entre outros fatores.

De fato a redução da maioridade penal é algo muito polêmico e que deve ser refletido por todos. Entre aqueles que dizem que educar é a melhor solução, os pobres e os negros serão os mais prejudicados, as condições a que estarão sujeitos serão pessimas, eles não serão ressocializados, são fatores que realmente devem ser levados em consideração. Porque no Brasil a lei não é cumprida, o governo não fiscaliza, não investe em educação, e principalmente a sociedade não dá uma nova chance a quem erra. Entre aqueles que são a favor da redução da maioridade e que afirmam que os adolescentes devem "pagar" por seus atos, de fato isso também deve ser levado em consideração, porque as únicas vítimas da violência não são apenas os adolescentes, mas também aqueles que são estrupados, assaltados e mortos por jovens menores de 18 anos.

CONCLUSÃO

Concluo, portanto que o tema redução da maioridade penal é amplo e exige muitos debates para se definir qual a melhor solução para combater a violência em nosso país. Pois as medidas socioeducativas não estão sendo eficazes, a educação não está cumprindo com o seu papel e os jovens precisam ser responsabilizados por seus atos.


Reportagens sobre o tema:

 https://18razoes.wordpress.com/quem-somos/

www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/90-apoiam-reducao-da-idade-penal-c8e24o0vlosyiway5n00aryvi

www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150628_reducao_maioridade_depoimentos_jp_rm?ocid=socialflow_gplus

www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=255






Nenhum comentário:

Postar um comentário